Defesa

AGENDAMENTO DE DEFESA

Decorridos 24 meses de ingresso no curso (a partir da data de matrícula), o aluno deverá defender a sua dissertação, conforme consta no Regimento Interno do PPGBiotec:

 

"Art. 16 - O Mestrado terá duração mínima de 12 e máxima de 24 meses, prorrogáveis por dois períodos de 6 (seis) meses a critério do Colegiado do Programa.

§ Único - Serão automaticamente jubilados os pós-graduandos que não concluírem o curso após 36 meses".

 

Caso não seja possível defender dentro do prazo de 24 meses, o orientador deverá solicitar, por escrito, ao Colegiado do Programa a prorrogação do prazo de defesa, apresentando justificativas detalhadas e documentadas. Também deverá anexar o novo cronograma e informar a data prevista para a defesa. O Colegiado decidirá, com base nas justificativas e documentos apresentados, sobre a concessão da prorrogação de curso e sobre a permanência ou transferência da bolsa do aluno.

 

Para agendar a Defesa de Dissertação, o orientador deverá apresentar ao Colegiado do PPGBiotec o Formulário de Solicitação de Defesa

 

A indicação dos nomes para a composição da Banca Examinadora precisa ser aprovada em reunião do Colegiado. Logo após, o Programa envia os convites aos Professores escolhidos e aguarda o aceite destes para a definição da Banca. A solicitação de passagens e diárias deve ser realizada com, no mínimo, quinze dias de antecedência à viagem. Portanto, para a realização dessas etapas é necessário apresentar a solicitação de defesa ao Colegiado com, no mínimo, trinta dias de antecedência à data pretendida.

 

O mestrando deverá entregar à Secretaria do Programa o arquivo em PDF da dissertação e mais duas cópias encadernadas para serem enviadas aos membros da Banca Examinadora, com antecedência de 30 dias à data da Defesa, para que os examinadores tenham tempo de realizar a leitura e enviar o parecer dentro do prazo estabelecido no Regimento Interno do PPGBiotec:

 

"Art. 29 – Os membros da Banca Examinadora, após receberem o exemplar da Dissertação, deverão enviar em um prazo máximo de 15 dias, parecer escrito sobre a mesma ao Colegiado que por sua vez encaminhará cópias dos pareceres ao orientador e ao aluno que, baseados nos pareceres, poderão modificar a Dissertação antes de defendê-la".

 

FICHA CATALOGRÁFICA

É elaborada pela Biblioteca Universitária de Saúde da UFBA. Contatos da BUS/UFBA: 3283-8831 / 8830.

 
O aluno deverá enviar o que se pede abaixo, junto com seus números de contato,  para o e-mail da Bibliotecária Flávia Ferreira (busdpt@ufbr.br) Tel: 3283-8840

  • Arquivo com a Dissertação (mesmo que ainda não esteja completo e com as devidas correções recomendadas pelo orientador);
  • Preenchimento do Modelo de Ficha Catalográfica.

 Após cumprir a etapa acima, os mestrandos receberão via e-mail  a ficha catalográfica da dissertação.

 

FORMATAÇÃO DA DISSERTAÇÃO
Conforme o Regimento Interno do PPGBiotec, as dissertações do Programa deverão ser formatadas segundo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Cabe ao aluno e ao seu orientador conhecer as normas vigentes da ABNT e observá-las durante a elaboração das dissertações. As atualizações às normas, podem ser acompanhadas pelo própro site da ABNT (http://www.abntcatalogo.com.br).

 

Existem, também, vários manuais disponíveis na internet que compilam essas normas e facilitam a pesquisa dos que redigem trabalhos acadêmicos. O Manual de Estilo Acadêmico de Lubisco et al. (2013), produzido pela EDUFBA e amplamente divulgado na UFBA, inclui as normas em vigor até janeiro de 2013. (disponível aqui)
Também podem ser seguidos os modelos das dissertações dos alunos:

  • Iago Teles Dominguez Cabanelas (arquivo em PDF)
  • Ilvania Costa Veras - (arquivo em PDF).
  • Ana Carolina Palmeira Arraes (disponível para consulta em formato impresso na Secretaria do Colegiado e nas Bibliotecas Central e de Saúde da UFBA).

 

ENTREGA DA DISSERTAÇÃO

Após a Defesa, o mestrando terá o prazo máximo de 30 (trinta) dias para entregar a versão final da sua dissertação na Secretaria do PPGBiotec. 

 

O Colegiado somente homologará o resultado da defesa após o recebimento das cópias definitivas das mesmas acompanhadas de uma carta do orientador aprovando a versão final.

 

Deverão ser entregues ao Colegiado do Programa 6 (seis) cópias da versão final da dissertação encadernadas e padronizadas segundo normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). 

 

Atenção: Para evitar prejuízos, antes de encadernar as seis cópias em capa dura, o mestrando deve entregar uma cópia da versão final em encadernamento simples, para análise pelo Colegiado em reunião plenária. Somente após a aprovação, deverá providenciar a impressão das seis vias em capa dura.

 

Junto às 6 vias em capa dura, o aluno também deverá entregar à Secretaria do PPGBiotec:

 

Veja também os arquivos: