Objetivos

O Mestrado em Biotecnologia visa o aprofundamento do conhecimento técnico-científico dos ingressos nas diversas áreas que englobam a Biotecnologia, especialmente processos e produtos biotecnológicos para aplicação na indústria e agronegócios. Também tem como objetivo estimular o estudante a exercitar atividades de gestão e de empreendedorismo em bionegócios.

O acadêmico deve ser instado ao desenvolvimento de uma formação com capacidade de análise crítica para a atuação na docência e na pesquisa científica. Este perfil deve ser alcançado através do corpo de disciplinas, atividades específicas e de pesquisa, tendo como objetivos específicos:

a)   Analisar através de ferramentas moleculares e morfológicas a biodiversidade dos diversos biomas da região nordeste, utilizando estratégias atuais de bioprospecção de genes, processos e produtos.

b)  Buscar, através de técnicas básicas e moleculares, a produção em pequena e média escala de produtos advindos da bioprospecção.

c) Prospectar, mapear e identificar genes relacionados com a geração de novos produtos biotecnológicos.

d)  Prospectar e avaliar atividades farmacológicas de substâncias de origem natural ou sintética.

e)  Profissional com nível técnico científico, com competência, capacidade de inovação e perfil didático pedagógico para a docência, principalmente no nível superior. Isso pressupõe habilidades de ensino motivadoras, capacidade de atualização coerente com o avanço do conhecimento científico na área de biotecnologia.

f) Proporcionar reconhecida competência científica para atuar no desenvolvimento e validação de produtos e processos relacionados com o diagnóstico e análise molecular; visando a elaboração de novas técnicas que atendam às áreas de medicina, agronomia e indústria.

g)  Com a capacidade técnico-científica para identificar e solucionar problemas complexos na pesquisa cientifica em biotecnologia.
 

Para atingir esses objetivos o programa prevê, desde o início de sua implantação, uma forte e contínua articulação entre o corpo docente, discente e técnico para que se crie uma ambiência biotecnológica motivadora de modo a impulsionar o desenvolvimento das atividades programadas dentro dos prazos, buscando a excelência nos resultados.

 

 

Base Legal do Curso: Aprovado pela Câmara de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa da UFBA em 18/03/2009, Parecer n° 058/2009.