Defesa

AGENDAMENTO DE DEFESA

Decorridos 24 meses de ingresso no Mestrado ou 48 meses de ingresso no Doutorado (a partir da data de matrícula) e após cumprir todos os créditos, o aluno deverá defender a sua dissertação ou tese, conforme consta no Regimento Interno do PPGBiotec:
 
Para agendar a Defesa, o orientador deve encaminhar ao Colegiado o formulário específico:
 
 
 
É necessário apresentar a solicitação de agendamento de defesa ao Colegiado com, no mínimo, trinta dias de antecedência à data pretendida.
 
O aluno deve encaminhar aos membros da Banca o arquivo em PDF e cópias encadernadas da dissertação ou tesecom antecedência de 30 dias à data da Defesapara que os examinadores tenham tempo de realizar a leitura e enviar o parecer dentro do prazo máximo de 15 dias.
 
ATENÇÃO: Não fornecemos água e café para as Defesas. Se desejar, o aluno pode providenciar para a Banca.
 
O aluno que pretende realizar coffee-break após o encerramento de sua Banca deverá planejar com antecedência junto à Administração do ICS-UFBA o local, a organização e a limpeza após o evento.
 
 

FICHA CATALOGRÁFICA

 
1ª OPÇÃO: GERAÇÃO AUTOMÁTICA

O Sistema Universitário de Bibliotecas da UFBA disponibiliza para sua comodidade e rapidez um Modelo de Ficha Catalográfica através do serviço de Geração Automática de Ficha Catalográfica online. Esse sistema é voltado para  a comunidade acadêmica da UFBA onde é possível confeccionar a ficha e imprimi-lá. É importante salientar que trata-se de um modelo que não contém campos específicos (CUTTER/CDD/CDU) que só são feitos pelo Bibliotecário. Se considerar necessário que esses campos constem em sua ficha catalográfica, siga a 2ª opção.

Após o preenchimento dos campos disponíveis no formulário será gerada automáticamente a ficha catalográfica em formato PDF para ser impressa ou salva.

Faça sua Ficha Catalográfica - Aqui! (Melhor visualizado no Firefox e Internet Explorer)

Como inserir a ficha catalográfica no trabalho

A ficha deve ser impressa no verso da folha de rosto, ela já vem na formatação exigida pelas normas: contida num retângulo de aproximadamente 12,5 x 7,5 cm.

Modelo de Ficha Catalográfica

 

Instruções para preenchimento do formulário

Autor: responsável direto pela redação da obra. No caso de teses e dissertações, a autoria é do aluno.

  • Nome Autor: digite seu primeiro nome e nomes/sobrenomes intermediários (se for o caso).
  • Sobrenome: digite seu último sobrenome.

Título do trabalho

Se houver um subtítulo este deverá ser colocado após o título separado pelo sinal de dois pontos.

Utilize letras maiúsculas somente para início do título ou quando tratar-se de nome próprio.

Tipo de trabalho: tipo de trabalho produzido e grau obtido.

Selecione tese quando for concluído o doutorado / Dissertação quando for concluído o mestrado / TCC quando for concluído a graduação.

Para outros tipos de trabalho Ex: projeto de intervenção, intervenção artísticas, projetos urbaniscos/arquitetônicos e/ou outros uUtlize a opçãoOutros e especifique o tipo.

Nome do orientador / coorientador

Atenção: assinale a caixa "orientadora" "coorientadora", se for o caso, para que o programa faça a distinção da forma feminina ao designar essa função no corpo da ficha catalográfica.

Ano: registre o ano em que a tese ou dissertação foi defendida no programa de pós-graduação.

Número de folhas: registre o total de folhas da tese ou dissertação (sem contar a capa)

Assuntos: registre palavras ou expressões que representam o conteúdo de seu trabalho.

Devem aparecer em ordem decrescente de importância. Evite termos redundantes ou repetitivos. É obrigatório registrar um assunto, os demais devem ser registrados em função da necessidade e amplitude de temas do conteúdo da tese ou dissertação.

Recomenda-se para preenchimento das palavras-chaves a consulta aos termos de assuntos disponíveis no site da Biblioteca Nacional.

 
 
2ª OPÇÃO: GERAÇÃO PELA BIBLIOTECA  UNIVERSITÁRIA DE SAÚDE
 
Se aluno e orientador julgarem necessário que os campos específicos CUTTER/CDD/CDU (que só são feitos por Bibliotecários) constem em sua ficha catalográfica, esta, então, deve ser elaborada pela Biblioteca Universitária de Saúde da UFBA.
 
Contatos da BUS/UFBA: 3283-8840/ 8831 / 8830.
 
O aluno deve enviar o que se pede abaixo, junto com seus números de contato,  para o e-mail busdpt@ufba.br
  • Arquivo com a Dissertação ou Tese (mesmo que ainda não esteja completo e com as devidas correções recomendadas pelo orientador);
  • Preenchimento do Modelo de Ficha Catalográfica.
Após cumprir a etapa acima, o aluno receberá a ficha catalográfica via e-mail  .
 

FORMATAÇÃO

As dissertações e Teses do PPGBiotec-UFBA deverão ser formatadas segundo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Cabe ao aluno e ao seu orientador conhecer as normas vigentes da ABNT e observá-las durante a elaboração das dissertações. As atualizações às normas, podem ser acompanhadas pelo própro site da ABNT (http://www.abntcatalogo.com.br).

 
Também existem vários manuais disponíveis na internet que compilam essas normas e facilitam a pesquisa dos que redigem trabalhos acadêmicos. O Manual de Estilo Acadêmico de Lubisco et al. (2013), produzido pela EDUFBA e amplamente divulgado na UFBA, inclui as normas em vigor até janeiro de 2013. (disponível aqui)

Também podem ser seguidos os modelos das dissertações dos alunos:

  • Iago Teles Dominguez Cabanelas (arquivo em PDF)
  • Ilvania Costa Veras - (arquivo em PDF).
  • Ana Carolina Palmeira Arraes (disponível para consulta em formato impresso na Secretaria do Colegiado e nas Bibliotecas Central e de Saúde da UFBA).

 


ENTREGA DA DISSERTAÇÃO OU TESE

 

RESOLUÇÃO nº 01/2018 - Dispõe sobre as orientações para depósito da Dissertação ou Tese no PPGBiotec/UFBA

A concessão dos títulos de Mestrado e Doutorado é condicionada ao depósito no prazo de 30 (trinta) dias após a defesa, junto ao PPGBiotec, da versão definitiva da Dissertação/Tese, padronizada segundo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), em:  

 

Juntamente com a versão definitiva da Dissertação/Tese, o(a) autor(a) deve entregar, devidamente preenchidos e assinados: 

Para agilizar a solicitação do diploma, o aluno também pode entregar:

A assinatura do(a) autor(a) nos documentos e formulários deverá ser original, escrita a próprio punho com caneta esferográfica na cor azul. Não serão aceitos formulários digitalizados.

O arquivo digital em PDF não pode estar criptografado e nem conter chaves de proteção que restrinjam o acesso ao conteúdo a ser publicado.

A mídia de CD do arquivo digital da Dissertação/Tese deve ser identificada por etiqueta própria ou impressa, com o nome do autor(a) e título do trabalho.

O estojo contendo a mídia de CD deve ser identificado com capa padrão, contendo as seguintes informações: 

a) Identificação da Universidade, Unidade e Programa;

b) Nome do(a) autor(a) por extenso; 

c) Título e subtítulo do trabalho;

d) Grau de defesa;

e) Ano de defesa;

f) Endereço de e-mail e telefone do autor para contato;

g) Resumo;

h) Ficha Catalográfica.

O pendrive deve estar acoplado na parte interna do estojo do CD, identificado com o nome do autor(a).

 

Veja também os arquivos: