Normas e Procedimentos

NORMAS DAS PÓS-GRADUAÇÕES DA UFBA

Estatuto e Regimento Geral da UFBA

Regulamento do Ensino de Graduação e Pós-Graduação

Normas Complementares para Cursos de PG stricto sensu na UFBA

Resolução 01/05 - Altera os Arts. 16, 33 e 38 das Normas Complementares.

 

NORMAS DO PPGBiotec/UFBA

Regimento Interno do PPGBiotec

Resolução PPGBiotec nº 01/2014 - Dispõe sobre o Exame de Qualificação

Resolução PPGBiotec nº 01/2016 - Dispõe sobre matrícula e registro de resultado nas disciplinas Exame de Qualificação (ICSB77) e Projeto de Dissertação (ICSB78)

Resolução PPGBiotec nº 02/2016 - Dispõe sobre a habilitação de docentes para orientação no PPGBiotec/UFBA

Resolução PPGBiotec nº 03/2016 - Dispõe sobre a equivalência de disciplinas entre as matrizes curriculares do mestrado e do doutorado em Biotecnologia do PPGBiotec para aproveitamento de estudos.

Normativa Interna nº 01/2017 – PPGBiotec/UFBA - Estabelece critérios para a admissão de Alunos Especiais em disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia.

 


ABERTURA DE PROCESSOS ACADÊMICOS

As demandas dos alunos tramitam pelos setores da universidade através de processos acadêmicos. Para abrir um processo, o aluno deverá dirigir-se ao Colegiado do seu curso ou à Coordenação de Atendimento e de Registros Estudantis - CARE, portando:

  1. REQUERIMENTO
  2. Cópias e originais dos documentos comprobatórios das situações justificadas no requerimento.

Ao realizar esse procedimento, o aluno recebe o número de registro do seu processo acadêmico no sistema SIPAC, pelo qual poderá acompanhar o andamento do seu pleito através do site: https://sipac.ufba.br/public/jsp/portal.jsf

 

TRANCAMENTO PARCIAL/TOTAL

RESOLUÇÃO 04/2008

RESOLUÇÃO 02/2010 - Competência dos Colegiados e Congregações

Os alunos do Mestrado em Biotecnologia, além do requerimento e dos documentos comprobatórios da justificatica apresentada, também devem anexar um documento (declaração simples) assinado pelo orientador informando que este concorda com a realização do trancamento.

 

APROVEITAMENTO DE ESTUDOS

Resolução 04/2009

Resolução 01/2010 (suspende o art. 6º da Res. 04/2009)


REVALIDAÇÃO DE DIPLOMAS - GRADUAÇÃO

RESOLUÇÃO 01/2002

RESOLUÇÃO 08/2007

RESOLUÇÃO 03/2009

Para gozar de validade no Brasil, o diploma conferido por estudos realizados no exterior deverá se submeter a um processo de revalidação por universidade brasileira , pública ou privada, que possua curso de graduação avaliado e reconhecido, na mesma área do conhecimento e em nível equivalente ou superior (art. 48, da LDB). Assim, os critérios e procedimentos para a revalidação são definidos por cada universidade, no exercício de sua autonomia técnico-científica e administrativa, observando as normas pertinentes.

Sugerimos que leia atentamente o Capítulo IV do Regulamento do Ensino de Graduação, destinado a esse assunto, que relaciona inclusive, a documentação necessária.

A solicitação só pode ser feita em período específico definido no Calendário Acadêmico da UFBA.

 

REVALIDAÇÃO DE DIPLOMAS - MESTRADO

RESOLUÇÃO 01/2000

Para gozar de validade no Brasil, o diploma conferido por estudos realizados no exterior deverá se submeter a reconhecimento por universidade brasileira, pública ou privada, que possua curso de pós-graduação avaliado e reconhecido, na mesma área do conhecimento e em nível equivalente ou superior (art. 48, da LDB). Assim, os critérios e procedimentos do reconhecimento (revalidação) são definidos por cada universidade, no exercício de sua autonomia técnico-científica e administrativa, observando as normas pertinentes.

A solicitação só pode ser feita em período específico definido no Calendário Acadêmico da UFBA.


MODELO DE PROCURAÇÃO

Procuração(Modelo)


MESTRADO - BOLSAS CAPES

Portaria Nº 76, de 14 de abril de 2010

Requisitos para concessão de bolsa  CAPES

INSTRUÇÃO NORMATIVA N° 01/2011

 
 

 

MATRÍCULA COMO ALUNO ESPECIAL

 

 

Na UFBA, é permitida a inscrição em componentes curriculares a alunos e ex-alunos de curso superior de outras instituições nacionais ou estrangeiras, que deseje realizar estudos específicos, condicionada à existência de vagas.

A matrícula como aluno especial é concedida apenas para cursar disciplinas e não configura vínculo com qualquer curso regular da UFBA.

De acordo com o Regulamento dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu da UFBA, o aluno especial poderá se inscrever em até um total de (04) componentes curriculares na pós-graduação, respeitando o limite máximo de dois (02) componentes curriculares por semestre.

A inscrição para a seleção é feita em período estabelecido no Calendário Acadêmico da UFBA, através de formulário padrão de solicitação ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia.

A seleção será realizada pelo coordenador da disciplina, que terá autonomia sobre os critérios utilizados.

A matrícula dos candidatos selecionados como alunos especiais é feita pelo Colegiado de Pós-Graduação, de acordo com o Calendário Acadêmico UFBA.

Obs.: a matrícula só é efetuada se devidamente recolhida a taxa de matrícula correspondente (veja a Tabela de Serviços Acadêmicos).

No momento da inscrição, o candidato deve apresentar a seguinte documentação:

·         Carta de intenção/motivação direcionada ao coordenador da disciplina, justificando o interesse do candidato em cursá-la. A carta é individual para cada disciplina solicitada e não há modelo padrão;

·         Requerimento de matrícula (link), especificando o(s) componente(s) que pretende cursar no semestre;

·         Comprovante de pagamento da taxa de inscrição. 

Para a geração do boleto, veja o link: Serviços Acadêmicos/Boletos.

·         Fotografia 3x4 (1)

·         Cópia autenticada do documento de identificação;

·         Cópia autenticada do CPF;

·         Cópia autenticada do Título de Eleitor;

·         Prova de quitação com as obrigações militares e eleitorais, no caso de candidato brasileiro;

·         Comprovante de residência;

·         Cópia autenticada do Diploma de Graduação;

·         Cópia autenticada do Histórico Escolar da Graduação;

·         Currículo Lattes (sem comprovação de títulos)

Obs.: As cópias podem ser autenticadas na Secretaria do PPGBiotec, mediante apresentação dos originais.